sexta-feira, 28 de abril de 2017

"O básico do básico", parte 1. Iniciando com vilões..

[Colt]: Fala pessoal, tudo certo? 

Sempre me pego pensando em ideias pra ajudar pessoas novas a conhecer ou se interessarem mais pelo jogo. Quando vejo alguém comprando seu primeiro starter deck,  ou perguntando sobre o jogo, sempre fico animado! Hoje decidi compartilhar aqui algumas dessas ideias em uma série de posts com o intuito de dar mais dicas pra quem começou/vai começar a jogar Star Wars: Destiny (SWD, pros íntimos). 
Como na data que estou escrevendo esse post (25/04) estamos muito próximos do lançamento da próxima coleção: Espírito da Rebelião (conhecida também como SoR), acho importante dar um norte pras pessoas que vão aproveitar esse evento pra mergulharem no jogo com a gente! 

Esse ano (2017) temos 2 opções de baralhos pra começar o jogo. Os "Pacotes Iniciais" ou Starter Decks da Rey, de heróis, e do Kylo Ren, de vilões. Antes das dicas, você precisa pensar no quanto vai querer gastar com esse craq.. digo, joguinho meramente lúdico. ;) 
Cada pacote inicial desses sai por volta de R$50,00 (não vou falar que é exatamente esse valor porque pode ser que encontrem com uma pequena variação mesmo), o que é um excelente valor de custo-benefício pelo conteúdo de cada caixinha. São 9 dados por deck inicial (pra ter um comparativo, um booster vem com 1 dado, e custa por volta de 12 reais) e você tem um baralho de 20 cartas, o campo de batalha e 2 personagens. Então aqui vamos começar as dicas:
 
1- Se você vai jogar com um amigo, e quiser se divertir de forma mais temática, um baralho de cada é o suficiente. Pode dar uma "incrementada" comprando alguns boosters e modificando os baralhos com as cartas que vierem sem se comprometer muito. O jogo é divertido mesmo assim.

Se for querer jogar com um baralho que pode ser utilizado em torneios, vai precisar dar uma melhorada no seu deck. Por 2 motivos. Primeiro, os decks para torneio são construídos com 30 pontos de personagens, e ambos os pacotes iniciais vem com menos pontos, o que te deixa com uma leve desvantagem no competitivo. Segundo, os baralhos precisam ter exatamente 30 cartas para participar dos torneios, e os iniciais vem com apenas 20. Então como corrigir isso sem torrar muito?

2- Se quiser participar mais rapidamente de um torneio ou liga, compre 2 do mesmo deck. A afiliação de vilão e herói limita o que você pode misturar entre os dois baralhos (apesar de ter muitas cartas neutras úteis em ambos), mas com dois baralhos iguais, você consegue pegar as melhores e fazer algo razoável. 

3- Se seguir a dica 2, recomendo começar pelo baralho do Kylo, pois apesar da Rey ser uma carta muito forte e utilizada em baralhos considerados tier 1, ela é um pouco menos consistente e a sinergia da cor amarela com o Finn não está muito forte nesse deck inicial., o que exige que você tenha mais domínio do jogo. Isso imaginando um ambiente competitivo onde você vai enfrentar decks construídos pelos jogadores. Se montar um baralho com dois pacotes da Rey, e outro com dois do Kylo, pra jogar contra, é tranquilo.
Preferindo usar a Rey, que não é nada ruim de jogar, vamos passar dicas na parte dois dessa série!
Hoje vamos falar sobre os vilões:


Starter do Kylo:

Campo:
Ruínas Gélidas

Personagens (3 dados, 20 pontos):
2x Kylo Ren - Discípulo de Vader
1x Stormtrooper da Primeira Ordem

Melhorias:
1x Rifle F-11D
1x Imobilizar
1x Granadas da Infantaria
1x Sabre de Luz
1x Sonda Mental

Eventos:
1x Mira
1x Investida de Curta Distância
1x Use a Força
1x Bloquear
1x Desviar
1x Perturbação na Força
1x Enfurecer
1x Intimidar
1x Cobertura
1x A Melhor Defesa..
1x Sem Saída
1x Flanquear

Suportes:
2x Poder do Lado Obscuro
1x TIE Fighter da Primeira Ordem

O deck tem cartas muito interessantes e que inclusive são utilizadas no jogo competitivo. Algumas cartas são exclusivamente encontradas nesses baralhos, como é o caso do personagem Kylo Ren e do suporte Poder do Lado Obscuro, ou seja, algumas cartas desses pacotes e não saem em boosters (pacotes de expansão).
Vamos montar então um deck com dois starters do Kylo?


Deck Intermediário de Vilões:


Campo:
Ruínas Gélidas

Personagens (4 dados, 27 pontos):
2x Kylo Ren - Discípulo de Vader
2x Stormtrooper da Primeira Ordem

Melhorias:
2x Rifle F-11D
2x Imobilizar
1x Granadas da Infantaria
2x Sabre de Luz
2x Sonda Mental
Eventos:
1x Mira
1x Investida de Curta Distância
2x Use a Força
1x Bloquear
1x Desviar
1x Perturbação na Força
2x Enfurecer
2x Intimidar
2x Cobertura
2x A Melhor Defesa..
2x Flanquear

Suportes:
2x Poder do Lado Obscuro
2x TIE Fighter da Primeira Ordem


De cara sentimos a mudança. O Stormtrooper extra de dá um aumento de 7 de vida, e mais um dado considerado bastante forte. Em seguida, a duplicação da quantidade de melhorias que você inclui no deck, te dá a consistência pra ter algo pra equipar nos seus personagens durante a partida. Tente combar lados especiais, armas como o Rifle F-11D ou Sabre de Luz e a habilidade da Sonda Mental farão seus oponentes ficarem preocupados, além do especial do próprio Kylo. 
Utilize o Poder do Lado Obscuro para rerrolar os dados dos Troopers, visto que aumentam a chance de você causar dano indefensável. 
Por fim, lembre-se de sempre ter cartas de remoção de dados pra controlar o jogo do seu oponente! A carta, A Melhor Defesa.. é uma carta que pode salvar muito o jogo em várias situações. Muitas vezes é melhor levar 3 de dano em um Trooper do que levar 7 ou mais, por exemplo, caso o oponente role muito bem. Tente remover os danos base (fundo preto), assim os modificadores (fundo azul, com símbolo de +) não poderão ser utilizados.
Com esse baralho vejo a possibilidade de ganhar algumas partidas e já começar a aumentar seu domínio do jogo!


No próximo post falaremos mais sobre os mocinhos, e darei dicas de como jogar com o baralho de heróis!


Nos vemos na próxima! :)

Valeu!




Já viu nossos tokens exclusivos, lindos e cheirosos (nada de cheirar nem lamber os tokens, ok amiguinhos?) e compatíveis com SWD? Garanta o seu set na nossa loja! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário